top of page
Buscar

O que minha empresa ganha com o Lean Manufacturing?



Existe uma série de metodologias que podem contribuir para que as empresas construam processos mais assertivos, produtivos e eficientes. Neste post, falaremos em especial sobre o Lean Manufacturing. Esse sistema de gestão traz grandes ganhos para corporações de todos os setores, ele é um passo importante para alcançarmos a tão esperada Indústria 4.0.

Confira esta leitura!

O que é Lean Manufacturing?

Trata-se de uma filosofia de gestão que nasceu na Toyota, no final dos anos 80, cujo objetivo era de elevar a competitividade da montadora dentre as suas concorrentes americanas. Lean quer dizer enxuto e significa um modelo de gestão eficiente, inovador, ágil e flexível.

Dessa forma, o Lean Manufacturing auxilia as empresas a construírem um processo de trabalho bem estabelecido e otimizado, utilizando os recursos da empresa de maneira assertiva, para obter maior repetibilidade, confiabilidade e consequentemente, maior qualidade. Quando uma empresa implementa essa ferramenta, consegue reduzir os diversos tipos de impacto em sua produção, e atuar com eficácia em cima das oportunidades de melhoria. As premissas para alcançar esses benefícios são:

  • Investir em máquinas eficientes e de última geração

  • Fazer uso de ferramentas que contribuam com os processos

  • Capacitar colaboradores continuamente

Desta forma, inevitavelmente, você terá uma qualidade final acima do esperado e vai superar as expectativas do seu cliente!

Lean Manufacturing e a Indústria 4.0

Ao olhar para o conceito da Indústria 4.0, você relembra que o objetivo dela é elevar a eficiência da empresa e melhorar a produtividade dos processos. Você percebe que são exatamente os benefícios de aplicar o Lean Manufacturing na sua empresa?

Como a grande maioria das corporações estão caminhando para esse modelo de indústria, aplicar o Lean Manufacturing é determinante para alcançar a Indústria 4.0. Além disso, esse conceito de indústria “4.0” visa em especial, automatizar processos. Antes disso, é preciso que sua fábrica esteja com tudo funcionando perfeitamente para aumentar a repetibilidade. Afinal, para quê uma empresa iria querer automatizar erros?

Conte para nós: você já implementou o Lean Manufacturing em sua empresa? Depois desta leitura, acredita que esse sistema de gestão aproximará você dos seus próximos objetivos?

Nos vemos no próximo post!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page