
Existe uma série de metodologias que podem contribuir para que as empresas construam processos mais assertivos, produtivos e eficientes. Neste post, falaremos em especial sobre o Lean Manufacturing. Esse sistema de gestão traz grandes ganhos para corporações de todos os setores, ele é um passo importante para alcançarmos a tão esperada Indústria 4.0.
Confira esta leitura!
O que é Lean Manufacturing?
Trata-se de uma filosofia de gestão que nasceu na Toyota, no final dos anos 80, cujo objetivo era de elevar a competitividade da montadora dentre as suas concorrentes americanas. Lean quer dizer enxuto e significa um modelo de gestão eficiente, inovador, ágil e flexível.
Dessa forma, o Lean Manufacturing auxilia as empresas a construírem um processo de trabalho bem estabelecido e otimizado, utilizando os recursos da empresa de maneira assertiva, para obter maior repetibilidade, confiabilidade e consequentemente, maior qualidade. Quando uma empresa implementa essa ferramenta, consegue reduzir os diversos tipos de impacto em sua produção, e atuar com eficácia em cima das oportunidades de melhoria. As premissas para alcançar esses benefícios são:
Investir em máquinas eficientes e de última geração
Fazer uso de ferramentas que contribuam com os processos
Capacitar colaboradores continuamente
Desta forma, inevitavelmente, você terá uma qualidade final acima do esperado e vai superar as expectativas do seu cliente!
Lean Manufacturing e a Indústria 4.0
Ao olhar para o conceito da Indústria 4.0, você relembra que o objetivo dela é elevar a eficiência da empresa e melhorar a produtividade dos processos. Você percebe que são exatamente os benefícios de aplicar o Lean Manufacturing na sua empresa?
Como a grande maioria das corporações estão caminhando para esse modelo de indústria, aplicar o Lean Manufacturing é determinante para alcançar a Indústria 4.0. Além disso, esse conceito de indústria “4.0” visa em especial, automatizar processos. Antes disso, é preciso que sua fábrica esteja com tudo funcionando perfeitamente para aumentar a repetibilidade. Afinal, para quê uma empresa iria querer automatizar erros?
Conte para nós: você já implementou o Lean Manufacturing em sua empresa? Depois desta leitura, acredita que esse sistema de gestão aproximará você dos seus próximos objetivos?
Nos vemos no próximo post!
Comentarios